quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Opinião do livro "Percepção"

Mil Estrelas No Colo


Título: Percepção, uma estranha realidade
Autor: Sara Farinha
Editora: Editora Alfarroba
Edição: 29 de Novembro 2011

Sinopse: Joana cedo descobriu que os estados emocionais dos outros toldavam o seu raciocínio e moldavam o seu comportamento. Em busca duma vida anónima, Joana esconde-se em Londres, procurando ignorar a maldição que a impede de viver uma vida normal. É aí que a sua vida se cruza com a de Mark, um arqueólogo americano que viaja pelo mundo à procura de outros sensitivos como ele. Joana relutantemente aceita a amizade de Mark, acabando por encontrar nele o seu maior aliado na aprendizagem sobre a vivência dum sensitivo. As capacidades crescentes de Joana atraem as atenções não só de Mark como do Convénio, uma organização ilegal que pretende reunir sobre o seu domínio todos os Sensitivos. É apenas quando a sua melhor amiga é posta em perigo, que Joana descobre que a sua maldição pode ser um dom, e que a vida ultrapassa todos os seus receios e expectativas.

A minha opinião:
Quando comecei a ler este livro estava muito curiosa porque pela sinopse não sabia muito bem o que esperar e não fazia ideia do que se tratava.
Nesta história conhecemos Joana que é uma sensitiva,(não quero explorar muito este conceito para serem surpreendidos quando lerem o livro, tal como eu fui surpreendida!) que se muda para Londres para tentar viver uma vida normal, sem os olhares de julgamento da sua família, vizinhos, etc.
Conhece Mark e é a partir daí que a sua vida muda completamente! É com ele que Joana começa a se conhecer mais profundamente e finalmente acaba por descobrir o que realmente é e todas as coisas de que é capaz de fazer.

Gostei deste livro e claro que o ponto principal é este tema, novo (pelo menos para mim!) e muito interessante. Confesso que no início houve momentos que pensei que iria-me ser apresentada mais uma Sookie da série Sangue Fresco de Charlainne Harris, mas ainda bem que estava enganada, porque não tem nada a ver!

Achei que a personagem principal está muito bem construída e explorada e os personagens secundários tem um papel importante em todo o trama da história. Como ponto negativo tenho a salientar a pouca exploração do Convénio e da relação de Mark e Joana. Confesso que se houvesse mais cenas entre eles (talvez até mais intimas) o livro poderia ser ainda mais interessante. Mas talvez a autora queira deixar essa parte para um segundo livro que eu fico a aguardar!

Parabéns Sara! Gostei muito e recomendo!

Sem comentários: