sexta-feira, 30 de março de 2012

Entrevista à autora Célia Loureiro

Espectacular'te

A autora fala-nos um pouco de si, da sua escrita e deste primeiro passo no caminho da literatura

Célia Loureiro, 22 anos, licenciada em Informação Turística, lançou o seu primeiro livro, "Demência", a 26 de Novembro de 2011, no Fórum Romeu Correia, em Almada.

Lembra-se que em pequena gostava de inventar histórias, e assim que aprendeu a escrever estas passaram para o papel, cada vez mais elaboradas. Quando escreve costuma pegar em exemplos reais, inspira-se em sensações, em pequenos detalhes e pormenores do dia-a-dia.

Após muitas tentativas e alguns textos enviados em vão, decidiu tentar a editora Alfarroba, que tem por princípio apostar em novos talentos. Fruto de muito trabalho e insistência, agora já mais amadurecida, consegue publicar o primeiro, dos muitos livros que vai acumulando na gaveta.

"Demência" passa-se numa aldeia beirã e conta-nos a história de duas mulheres, Olímpia e Letícia. Atraiçoada pela memória, Olímpia começa a sofrer os sintomas de Alzheimer e, vê-se obrigada a aceitar a ajuda da nora viúva Letícia que, por sua vez, vive atormentada pela lembrança do crime que cometeu. Perante as calúnias dos aldeões e a demência da sogra, Letícia tenta reerguer-se dos erros que cometeu.

A autora introduz, assim, um debate social e luta interior ao abordar temas como a velhice, solidão, aborto, violência doméstica, arrependimento e desespero.

Célia sabe que é muito difícil ser apenas escritora, mas se pudesse escolher era assim que vivia, numa calma aldeia a observar e a escrever…


Sem comentários: